• Diferencial TI

Backup em nuvem: saiba como manter seus dados acessíveis e seguros



A nuvem se tornou o padrão para armazenamento de dados. Alguns anos atrás, indivíduos e empresas se perguntavam se deveriam ou não migrar para a nuvem. Isso agora é uma questão do passado. Hoje, a questão não é se devemos adotar o armazenamento em nuvem, mas sim como. Apesar de seu rápido ritmo de adoção, existem algumas preocupações persistentes em torno do armazenamento em nuvem. Talvez o problema mais persistente seja a segurança dos dados em nuvem. Com tantos dados críticos quantos estão armazenados na nuvem e com uma compreensão “nebulosa” de exatamente como são armazenados e quem tem acesso, como as pessoas podem ter certeza de que é seguro? Neste artigo, explicamos melhor a importância do backup em nuvem, além das suas funcionalidades quanto ao armazenamento seguro dos dados. Ficou interessado? Então, confira agora mesmo!


Contexto atual

O uso da nuvem explodiu nos últimos anos. Cinco anos atrás, o tráfego global na nuvem estava em 3.851 exabytes, um número que desde então disparou para mais de 16.000 exabytes. À medida que a funcionalidade e a conectividade da Internet aumentam, o tráfego da nuvem provavelmente aumentará com ela. As pessoas armazenam uma grande quantidade de informações na nuvem. Não são mais apenas as empresas que hospedam operações de TI ou dados de clientes nessas plataformas. Indivíduos usam serviços como OneDrive, Google Drive, Dropbox e iCloud para armazenar tudo, desde documentos fiscais a fotos de família. Com todos esses dados tão facilmente acessíveis na nuvem, privacidade e proteção de dados tornam-se preocupações mais constantes. Para onde exatamente estão indo os dados e quem pode vê-los? Se alguém puder acessar todos os seus documentos, fotos e contatos instantaneamente de seu telefone, os hackers poderão obter essas informações com a mesma facilidade? Existe mais de 1 bilhão de usuários da nuvem hoje que, se ainda não sabem, devem entender essas questões e aprender como manter seus dados da nuvem privados e seguros.


Dicas essenciais

O armazenamento em nuvem pode parecer uma ameaça à segurança à primeira vista, mas pode oferecer segurança superior em relação a outros métodos para empresas. Então, e quanto aos indivíduos? Ao tomar as medidas corretas para o uso cuidadoso da nuvem, as pessoas podem ter certeza de que seus dados estão seguros. A primeira etapa na proteção de dados em nuvem é fazer o backup local dos dados. Armazenar coisas na nuvem oferece maior conveniência e utilidade, tornando-o uma opção primária ideal, mas é essencial para fazer backup de arquivos importantes. Ter backups em um dispositivo de armazenamento local, como uma unidade flash ou servidor, garante que os arquivos estejam seguros em caso de violação. Com medidas de segurança robustas e uma boa dose de diretrizes gerais de segurança na Internet, o armazenamento em nuvem pode ser tão seguro quanto qualquer outra opção no mercado. No entanto, tenha em mente que essa alternativa é a maior tendência da atualidade, logo, aderir a nuvem é um passo importante para o sucesso. Gostou deste artigo? Implemente essas dicas agora!


#backupemnuvem #backup #gestaodeti #tecnologia #servicedesk

5 visualizações0 comentário